Home Relacionamento Como economizar nas finanças do casal

Se pagar as contas individuais já não é tarefa fácil, somar as despesas da casa é mais difícil ainda. Confira abaixo como economizar nas finanças do casal e evitar problemas na área financeira.

Tome as rédeas das finanças

Muitos casais vivem em péssima situação financeira. Estima-se que, a cada dez deles, seis vivem endividados, com limites estourados, cheques devolvidos ou nomes com restrição nos sites de proteção ao consumidor.

É preciso que o casal tome as rédeas das finanças, organize a situação e mantenha o controle das despesas, para que a situação econômica não atrapalhe o relacionamento, como normalmente acontece.

Pague à vista

Cancele cheques e cartões de crédito. Economize e pague suas contas à vista, para se livrar dos juros e das compras parceladas. Normalmente, o comércio fornece desconto para quem paga à vista e você tem mais controle do que gasta, além de eliminar uma conta mensal, que pode ser a maior dentre todas as despesas.

Separe um dinheiro por semana

Separe um determinado valor para as despesas da semana, quando receber o salário mensal. Não extrapole a quantidade, que será usada para as compras de supermercado, passeios, etc. Para economizar, prefira eventos com entrada franca e faça o maior número de refeições possível em casa.

Alimente-se melhor

Além de ser muito mais saudável para nosso corpo, cozinhar as refeições em casa, com muitas verduras e legumes pode diminuir consideravelmente o seu orçamento doméstico. Isto porque pizzas, lanches em fast-foods e outros pratos calóricos são caros e fazem mal ao organismo. Ao invés disso, vá à feira e compre alimentos para a semana, que combinem com arroz, feijão e carne.

Abra uma conta conjunta

Este tema é polêmico e muitos casais preferem ter contas bancárias separadas. Mas, se estão morando juntos, é sinal que confiam um no outro e ambos objetivam o bem da relação. Separem um valor mensal para depositar nesta conta, assim poderão dispor deste dinheiro para o sonho do casal, que pode ser uma viagem, a compra de um carro ou da casa própria. Quando se sonha e planeja junto, o objetivo é alcançado mais facilmente.

Divida as tarefas

Como o dinheiro para pagar as contas sairá de uma única conta, a conjunta, é importante que o casal esteja sintonizado na hora de acertar as despesas também. É preciso que ambos trabalhem para obter dinheiro e também gastem mais ou menos por igual, não é sensato um trabalhar e o outro gastar.

Um membro do casal pode sacar o dinheiro e o outro pagar as contas, por exemplo. Ou então, enquanto o primeiro faz a planilha de gastos, o outro organiza as contas físicas. É importante que ambos estejam conscientes de quanto dinheiro se gasta para manter as finanças do casal.

Seja independente

Mesmo que suas despesas e contas sejam conjuntas, é importante que cada membro do casal também tenha seus planos individuais. Estes projetos podem ser pagar um curso, sair com amigos, um desejo de consumo ou até um plano privado de aposentadoria. Esta independência é imprescindível porque no futuro os dois podem não formar mais um casal.

A contribuição

É importante que, para organizar as finanças do casal, cada membro dedique 50% do seu salário para a conta conjunta. Desta forma, quem recebe mais mensalmente não entra em competição com quem tem salário menor. Morar juntos é parceria!

Artigos relacionados
0 2499

0 2786

Deixe um comentário