Para Visitar: Chopp do Bixiga (Fortaleza)
Como o próprio site do estabelecimento diz, “Chegar em Fortaleza e não conhecer O Chopp do Bixiga, é o mesmo que ir em Roma e não ver o Papa.” O bar é uma parada obrigatória para todo visitante da bela Fortaleza e meu amigo Samy Soares – que mora lá – fez questão de nos levar, mesmo a gente insistindo pra ir ao hotel dormir. E valeu a pena! O Chopp do Bixiga fica localizado no “Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura”, um dos maiores pontos turísticos da cidade e fica instalado em um sobrado que pertencia a um casario do início do século XX.
“Este casario antigo foi envolvido e está perfeitamente integrado por um moderno complexo arquitetônico, referência como centro cultural, onde se encontram ateliês de artistas plásticos, centro de artesanato, salas de aula, bibliotecas, teatros, cinemas, anfiteatros, planetário e museu.”
Fica em uma rua bem policiada cheia de bares para todos os gostos. Escolhemos o Chopp do Bixiga pela recomendação do meu amigo, pois segundo ele, precisávamos conhecer o chopp de vinho que é produzido lá mesmo. Lá, apesar do calor, a gente fica bem à vontade e, apesar dos preços não serem tão baratos, é um ambiente sem frescura nenhuma, com bom atendimento e música ao vivo. Em todo o local havia muito turistas, inclusive estrangeiros.
Fomos em uma quarta-feira e o local estava meio vazio, mas um senhor estava dançando de maneira extremamente empolgada no meio do bar e não tinha como não rir. Ele acabou vendo e sentou na nossa mesa, mesmo sem convite. Francisco foi uma companhia divertidíssima e entre suas mil histórias, segundo o mesmo, ele mora em Brasília e estudou na UnB com Renato Russo e “os dois juntos eram duas bichas velhas”. Também disse ter sido amigo da Cássia Eller e contou algumas histórias indiscretas do grupo. Se é verdade, nunca saberemos, mas valeu a noite!
O Chopp do Bixiga fica na Rua Dragão do Mar, 108. Praia de Iracema