O que a família acha de morar juntos sem casar?
Quando se inicia um namoro, se der certo, dentro de alguns anos eles sem casam e vão morar juntos, para mais tarde ter filhos. Nem sempre é assim que acontece, a situação vem mudando. Muitos têm herdeiros sem casar, outros estão namorando e decidem morar juntos. O que a família acha de morar junto sem casar? Os tempos mudaram, mas será que todos aceitam isso numa boa? Confira!
O pecado dentro de casa
Conheço um casal que decidiu morar juntos enquanto namoravam. Quando faltavam poucas semanas para a data, eles noivaram, porque mais tarde iriam se casar. Acontece que foram morar na casa da sogra. Ela, muito religiosa, aceitou a situação, mas não tão bem assim. Sentia-se culpada pelo casal dormir dentro da casa dela, como se estivesse acobertando o pecado. Mais tarde, quando se casaram, tudo se acalmou.
Quantas famílias agem do mesmo modo? Hoje é mais incomum assistirmos a casamentos em que os noivos moram cada um na casa dos seus pais e, de lá, vão construir sua vida juntos após o casamento civil e/ou religioso. Mas, acredito que são poucas as famílias que apoiam esta atitude, este test-drive antes do casamento.
Ainda estão apegados ao passado, à tradição da filha casar virgem e só fazer sexo na noite de núpcias. Quando saem para morar sozinhos, acredito que não seja tão ruim, mas, morar com os familiares pode tornar a situação um pouco difícil.
Certificado de vida de casal
Quando duas pessoas casam depois de morar junto, elas sabem o que está por vir, sabem as alegrias e dificuldades da vida a dois. São responsáveis por cuidar um do outro, da casa, das contas e do bem-estar geral. Quando casam, estão certificados de como é a vida de casal e querem continuar com isto para o resto de suas vidas. As chances de dar errado são menores.
O dia do casamento por si só é um dia muito emocionante, estressante e agitado. É alegria e nervosismo ao mesmo tempo, uma sensação muito boa, mas que também nos deixa muito pensativos, afinal, nunca mais seremos solteiros. É uma grande mudança. Imaginem se esta pessoa que está se casando ainda tem que lidar com a situação de sair de casa.
Além de conferir os últimos preparativos para o grande dia e se certificar que nada sairá errado, ainda precisa lidar com as emoções de sair de casa, arrumar as malas e se despedir do quarto e da família. É muita coisa para lidar e qualquer um fica maluco com isto. Se você já mora com seu parceiro, metade destas preocupações se foram.
Casamento por causa de gravidez
Outra situação que ainda ocorre, com menos frequência, é o pai que obriga sua filha a casar porque engravidou. Uma família não se forma pela obrigação, e, sim, pelo amor de seus constituintes. Não se deve obrigar um casal a assinar papeis e fazer promessas que talvez não cumpram, ou nem sabem se querem cumprir, no calor do momento, da raiva e da frustração.
É preciso seguir suas vontades, tomar suas decisões e agir racionalmente. Mesmo que sua família não goste que você more junto sem casar, siga seus desejos e vá em frente. É a sua vida!