Hotel Costa do Mar – Fortaleza
Como já postamos aqui, eu e a Dulci fomos em junho (dia dos namorados) para Fortaleza, a capital do Ceará. O hotel que escolhemos ficar foi o Costa do Mar. É um hotel bom, bem localizado (no bairro Meireles) e que cumpre seu papel caso você queira um local para não passar muito tempo.
Localização
Para mim, dependendo do seu objetivo na viagem, existem dois tipos de hotéis: os que possuem tantas opções que você mal sai deles e aqueles em que apenas dorme e descansa. Para o segundo tipo, a localização é essencial e o Costa do Mar possui uma das melhores da cidade.
Situado entre a Praia de Iracema e a Beira Mar, fica próximo ao centro de compras da Avenida Monsenhor Tabosa, a Feira de Artesanato (que fica na Beira Mar), bares, restaurantes, farmácias e até redes de fast food.
Esse foi o motivo real porque escolhemos o hotel: saindo dele, você pode ir a pé para a maioria dos pontos turísticos da cidade. Em 2 minutos de caminhada estávamos na Beira Mar e em 5, na Praia de Iracema.
Ao contrário do que o site do hotel informa, não fica a 10 minutos do aeroporto, mas a 30. O táxi custou R$36 entre os dois locais. Se você gosta de economizar e prefere pegar ônibus, não é o local ideal. Não existe linha direta nem ônibus especial (como tem aqui no Recife) e você precisa pegar dois transportes diferentes. Separe um trocado e pegue táxi!
Apartamentos
Ficamos em um apartamento Luxo. Para um quarto básico, ele é grande e possui tudo que você precisa e que é padrão em qualquer hotel: uma boa cama, TV de LCD de 32″, ar condicionado potente – até demais! – secador de cabelo, um bom chuveiro, isolamento acústico e térmico, ponto de internet e sinal wifi, mesa, frigobar, cofre e uma grande janela. Não é muito, mas o suficiente para quem planeja ficar pouco tempo dentro do hotel e passear pela cidade, como foi o nosso caso.
Café da manhã
Eu sinceramente não sei porque as pessoas dão tanta importância a esse fator ao escolher um hotel, mas vamos lá. Não é ruim, mas é beeeeem básico e não chega nem perto de outros hotéis quatro estrelas que conheci. Não tem ninguém para fazer tapioca – o que é quase inadmissível no nordeste – e faltam opções. No entanto, dá para se alimentar bem com alguns tipos de pães, frios, frutas, iogurtes, chás, café, sucos, pratos quentes e sobremesas. Pela categoria do hotel, eu considerei bastante fraco, mas dá para se satisfazer se não for muito exigente.
Lazer
As opções de lazer se resumem a uma área na cobertura com uma piscina minúscula, um mini bar ao lado – que sempre esteve fechado -, um projeto de academia e… só.
A academia, que fica abandonada, não é nem de longe completa, possuindo pouquíssimos equipamentos. A piscina, apesar do seu tamanho reduzido e pouca profundidade, serve para se refrescar do calor intenso da cidade. A vista, no entanto, é sensacional.
Outras características
O prédio é muito bonito, possui um lobby bacana e um cyber office que conta com computadores com internet à disposição dos hóspedes – claro que não passamos nem perto dele hehe.
O atendimento é bom, o hotel é novo e conservado, mas poderia dar mais atenção à parte de lazer.
A diária começa às 12h, duas horas antes à maioria dos hotéis e os funcionários são bem simpáticos. Chegamos às 9h, deixamos nossas malas na recepção e fomos para uma barraca de praia (recomendo muito que leia o post). Guardaram nossas malas com segurança e foram muito corteses o tempo todo.
O site deles é simplesmente péssimo e desatualizado. As fotos são antigas com TVs de tubo e confesso que ficamos receosos de fazer a reserva por conta dele. Tivemos que pesquisar em outros locais para tomar a decisão.
Considerações finais
O hotel é ótimo se você procura uma excelente localização, um bom quarto e um preço acessível, já que pretende ficar pouco tempo nele. Como já falei antes, escolhemos o Costa do Mar devido à sua proximidade dos pontos turísticos e porque queríamos passear o tempo todo, já que a cidade tem muitas opções (confira algumas aqui, aqui e aqui. Em breve faremos mais 2 posts falando da cidade). Nesse caso, é uma boa escolha. Mas se você procura um conforto superior, várias opções de lazer e um excelente café da manhã, é melhor procurar outro.
O hotel é 4 estrelas, mas eu daria 3. Os preços de balcão, como de costume, são elevadíssimos, mas na internet (sites de viagem), caem bastante.
Abaixo tem um vídeo do decolar que mostra um pouco do hotel: