Home Casa 7 dicas para escolher um local para morar

casal com chave de casa nova

Casa, apê, baia, cafofo, quebrada, humilde residência, etc. Não importa o nome, o importante é você ter o seu lugar. Um lugar pra chamar de seu.

Morar com alguém é um dos grandes desafios para um adulto, mas desafio maior, principalmente hoje em dia, é encontrar um apartamento/casa adequado a sua necessidade e dinheiro.

Quem procurou um imóvel recentemente sabe dos preços absurdos que estão sendo cobrados, independente da região do Brasil – tendo um preço maior no sudeste. Isso ocorre devido a bolha imobiliária que vem se instaurando há cerca de dois anos. A tendência é essa bolha estourar e a partir do final desse ano ou começo do ano que vem os preços dos apartamentos comecem a diminuir.

Portanto, minha principal dica para quem vai comprar algum imóvel agora é que espere mais um pouco. Entretanto, se mesmo assim você for comprar ou tiver que alugar, existem diversas dicas que podem facilitar a compra e a permanência na casa escolhida.

 

1- Estipule o valor máximo que você pode gastar: Como eu disse, a tendência dos valores dos imóveis é cair daqui a 1 ano. Então não se endivide comprando apartamentos acima do seu orçamento na esperança de revende-los por um preço maior. Isso não vai ocorrer.

 

2- Dívidas: Há alguns anos, o STJ determinou que toda e qualquer dívida referente ao imóvel pertence a seu proprietário. Portanto, antes de comprar um imóvel, verifique se esse possui alguma dívida e se sim, force o atual proprietário a pagar ou diminua sua oferta de acordo com o valor da(s) dívida(s).

 

3- Estrutura: Normalmente, imóveis mais novos possuem menos problemas estruturais. Alguns imóveis são tão antigos que possuem tubulações de cobre e que entopem facilmente. Outros tem problemas de infiltrações e por ai vai. Portanto, é bom analisar cuidadosamente cada canto da casa.

 

4- Vizinhança: Pergunte a vizinhos ou outros condôminos como é a vizinhança/condomínio. Como é o síndico, a segurança, os próprios vizinhos. Não corra o risco de comprar um imóvel agora e daqui a 6 meses ter que se mudar porque tem um vizinho que toca bateria até tarde da noite.

 

5- Planeje: Escolha o imóvel de acordo com as suas necessidades e planejamento dos próximos anos. Se pretendem ter um filho no ano seguinte, não compre uma quitinete. Se pretendem ficar sozinhos por um bom tempo, não compre um com 4 suítes.

 

6- Negocie: Normalmente, o corretores e proprietários estipulam um valor maior que o mercado justamente para negociar por um preço compatível com a realidade. Portanto, não tenha medo de negociar. Use todas as cartas que tiver na manga como pagamento a vista, metade do valor como entrada e por ai vai.

 

7- Contrato: Leia o contrato cuidadosamente e, se possível, contrate um advogado para verificar. Não corra o risco de ser passado para trás. Fique atento.

A compra de um imóvel é decisão importante e a escolha desse mais importante ainda. Por isso, não tenha pressa. Analise cuidadosamente cada proposta e veja se encaixam com o orçamento e a necessidade de vocês.

Boa sorte!

Colaboração de Bruno Melo

Artigos relacionados
0 2449

0 2608

Deixe um comentário