Como adotar um gato?
Eu sou apaixonada por animais e o Gui (namorado) sempre falava sobre adotar um gato, eis que conversamos muito sobre como seria se isso acontecesse e decidimos adotar.
Sempre falo que qualquer bichinho é um filho, você tem que se dedicar como tal e amá-lo muito. Então se você não tiver certeza de que pode cuidar do bichano, não adote. Pior do que não adotar, é deixar ele abandonado depois.
Outra coisa importante é: Se você viaja muito, a indicação que sempre dão é adotar 2 gatos em vez de 1 só, assim eles fazem companhia um para o outro e brincam juntos, sem ficar tristes.
Se você adotar 1 gato apenas, como é o meu caso, se for ficar mais de 3 dias fora (não esquecendo de deixar ração suficiente para ele se virar nesse tempo), o ideal é pagar um hotel para gatos. Costuma custar de 30 a 100 reais o dia, depende de onde você vai deixá-lo.
Primeiro passo para a adoção é se você morar em apartamento, colocar as redes de proteção. Pode demorar para acontecer um acidente, mas é provável que aconteça se você não as tiver.
Com as 3 redes aqui em casa e limitadores para as janelas da cozinha gastei R$280.
Uma dica é pedir nas ONGS de adoção ou mesmo com as protetoras uma indicação que você consegue em um preço mais acessível (o meu já foi com desconto).
Métodos de adoção
Em SP para adoção existem muitas possibilidades: ONGS, Protetoras, Fanpages com pessoas anunciando gatos achados.
Em São Paulo tem a Zoonoses que é da prefeitura e tem vários animais fofinhos, gatos e cachorros para adoção e você paga uma taxa pequena pela adoção, no caso dos gatos sei que é 16,50. Todos já são castrados.
A associação Natureza em Forma é um dos lugares que visitei também, eles são parceiros da Ong Matilha Cultural.
Além disso, vários lugares promovem feirinhas de adoção, a adoção do nosso foi em uma daToca dos Gatinhos que acontece aos sábados no Consultório Veterinário São Miguel das 14:30 ás 18 horas (R. São Miguel, 14). A taxa foi de 50 reais e também já veio castrado.
Das protetoras me indicaram a Erika Mourão, Mara Brunetti, Egle Rezek e muitas outras. Sempre alguém conhece alguma diferente. Elas trabalham de formas variadas, mas no geral, praticamente sempre já castram os gatos antes da adoção e normalmente tem uma entrevistinha antes.
E claro, tem a opção do site mais famoso: Adote um gatinho.
Para quem mesmo assim não encontrou um gatinho para chamar de seu, uma dica é ficar atento na fanpage Gatinhos para adoção, mas não nas postagens deles e sim nas postagens dos outros que tem sempre a direita, vá em “see all” e sempre tem pessoas que acabaram de encontrar gatinhos e precisam logo achar alguém para cuidar deles.
Se você não é de São Paulo, é só dar uma procuradinha que com certeza você encontra algumas ongs ou protetoras em sua cidade.
Como transportar?
Para levar o gato para casa o correto é ter uma caixa de transporte. Custa entre 50 e 200 reais.
O tamanho ideal da caixa: o bichinho deve conseguir entrar na caixa e dar uma volta inteira dentro dela.
Qualquer dúvida ou dica, deixem nos comentários.
Colaboração: Andressa Roeder.
A melhor coisa que fiz foi adotar uma gata!
prefiro uma chachorrinha. kkkkkk
Alexandre adotou uma gata. Ou seja, um gatinho adotou uma gata. hehe. Tu é muito gato, fala sério.