Home Relacionamento O que fazer antes de morar junto?

Se você e seu parceiro estão com planos de dividir uma casa, saiba o que fazer antes de morar junto. Desta forma, as chances de sucesso são maiores.

Acordar todos os dias ao lado da pessoa amada, sair do trabalho sabendo que a encontrará em casa após um dia de trabalho. É uma delícia, mas morar junto com alguém é muito mais do que isto. São despesas em comum, tarefas domésticas, é preciso escolher os móveis para a nova casa, o local onde vocês irão morar, enfim, são algumas informações que o casal precisa decidir antes de se mudar para o lugar de vocês.

Conversa franca

Por isto, é preciso sentar e ter uma conversa franca antes de morar junto. O casal deve deixar a empolgação de lado nesta hora e agir com a razão, para que as chances de dar certo sejam grandes.

Cálculos financeiros

Todos sabem que muitos casais se separam após surgirem problemas financeiros. Obviamente, não é isto o que vocês desejam, por isto é preciso fazer os cálculos aproximados dos gastos mensais de cada um, além do que será preciso adquirir para a vida a dois.

Vocês vão morar na casa de um dos parceiros, com os pais, de aluguel, vão financiar um imóvel novo? Esta é uma pergunta importantíssima, pois os custos imobiliários normalmente são os maiores. Definido o local de moradia, é preciso verificar se será necessário adquirir novos móveis para a casa nova. Todos os pertences de vocês cabem no local ou será preciso comprar mobília? Lá se vão mais gastos.

Divisões de custos

Ainda no assunto cálculos financeiros, é importante que o casal faça a divisão de custos mensais. É fundamental atentar-se a este item, para que ambos saibam o que gastam mensalmente e o que precisam fazer para que não fiquem sem dinheiro no final do mês.

Quem pagará a prestação do imóvel, do carro, as faturas do cartão de crédito, as despesas de supermercado e as contas de água, energia e telefone? Quanto será destinado ao lazer, às viagens e refeições em restaurante?

Muitos casais preferem abrir uma conta conjunta para que as despesas sejam pagas através dos valores depositados. Nem sempre é necessário, mas cada membro do casal deve se comprometer com algumas despesas, colaborando com um determinado valor combinado previamente.

Se preferirem, podem acertar que cada um colaborará com uma porcentagem igual, assim, mesmo que um receba mais do que o outro, a contribuição será a mesma. Esta regra vale também para investimentos em poupança, para adquirirem um bem em longo prazo.

Lembro aqui que casamento não é competição, é parceria. Portanto, em algum momento, talvez seja necessário que um dos dois precise colaborar com mais dinheiro, especialmente em casos de desemprego. O suporte um do outro é indispensável, moral e financeiramente.

Tarefas domésticas

Por último, mas igualmente importante, as tarefas domésticas também precisam ser combinadas. Não é justo a mulher arcar com isto sozinha, afinal, ambos são moradores da casa. O homem deve colaborar igualmente e isto deve ser combinado antes de morar junto para que não haja brigas mais tarde.

Artigos relacionados
0 2607

0 2469

Deixe um comentário