Home Relacionamento Morar junto com a sogra: viver bem é possível?

É comum o casal morar na mesma casa que a mãe de um dos companheiros. Mais comum ainda é a afirmação de que a convivência com ela é difícil e é sinônimo de desavenças. Morar junto com a sogra: viver bem é possível? Descubra como solucionar este caso, com as nossas dicas para evita discussões e melhorar o relacionamento entre todos.

Morando juntos

Quando um casal decide morar juntos, muitas mudanças são feitas na rotina deles, pois agora a convivência passa a ser diária. É um momento de dedicação e paciência, para que a relação continue a ser positiva e prazerosa para ambos.

Mas, se já não é fácil organizar esta nova situação, pode ser mais difícil ainda se o casal morar com a mãe de um dos companheiros, a sogra. São três pessoas passando a conviver diariamente com os defeitos e manias de todos. Sem contar que quem se mudou pode se sentir isolado, um intruso no novo lar.

Não deixe que esta situação abale a rotina do casal. É preciso manter a calma e manter a convivência da melhor forma possível. Confira nossas dicas e descubra maneiras de morar junto com a sogra em harmonia.

Muita compreensão

Talvez a palavra de ordem seja compreensão. Ela é a mulher que criou seu companheiro e ela não vai abrir mão porque hoje ele tem uma parceira, nem deve! Ela continuará agindo como sempre, cuidando e protegendo o filho. Lembre-se: para os pais, os filhos nunca crescem!

Aceite as diferenças para morar junto com a sogra em harmonia. Todos nós temos qualidades e defeitos, fomos criados de maneiras diversas, além de possuirmos diferentes estilos de vida e aceitar isso é um importante passo para conviver bem.

A dona do território

Se a casa é da sogra e você passou a morar lá com seu cônjuge, é preciso respeitar as regras dela. Não aja como se a casa fosse sua, com certeza você também não gostaria de outras pessoas mandando e desmandando se o território fosse seu. Sempre peça a opinião e permissão dela para modificar e adquirir coisas para a casa.

Não “bata” de frente

Se a sua sogra fez algo que lhe desagradou, não fale nada na hora, deixe o nervosismo passar e, mais tarde, converse com seu companheiro sobre a situação. É tarefa dele conversar com sua mãe para evitar que a situação se repita. Faça isso de maneira calma, para não gerar brigas nem com a sogra, nem com o cônjuge. Não é fácil para o parceiro ver brigas entre a pessoa que ele escolheu para viver e a mãe.

Use o bom senso

É claro que, mesmo que a casa não é sua, todos precisam usar o bom senso e manter as regras gerais da casa em funcionamento. Se você não gosta de determinadas atitudes que também desagradariam outras pessoas, imponha-se e diga por que não gosta, explicando os motivos. Afinal, você também mora ali e merece paz.

Morar junto com a sogra pode ser até prazeroso, se o casal e a mulher forem compreensivos e tiverem paciência, respeitando-se entre si. Como diz o ditado: respeito é bom e todos gostam!

Artigos relacionados
0 4015

0 2449

10 comentários para este post
  1. To com a Minha namorada grávida e não temos casa própria, minha sogra fica insistindo para que a gente more com ela, mas ela é uma pessoa muito ruim de conviver. Tudo que ela fala è lei, quando bebe fica falando coisas para nos humilhar, sinceramente não tem como.

  2. Nada fácil, minha sogra veio conviver conosco por força da lei do idoso. Tá horrível. Penso até em separação. Ela é porca, desequilibrada, quer tudo na mão.

  3. Moro com minha sogra a 9 meses no início foi mil maravilhas , mais agora ela virou a cabeça tudo é motivo de reclamação para ela dentro de casa. Não gosto mais do ambiente em que vivo,não me sinto bem, nos humilha… Em fim… É horrível 😞 queria tanto saber como mudar essa situação, e passarmos a viver bem. Isso prejudica o casamento.

  4. Após a o faleçimento do meu sogro,. Minha sogra veio morar com a gente, até em tão tava tudo ótimo, ela é uma pessoa muito especial boa, boa até d+, PORÉM ELA começou confundir as coisas, ela acha que eu tenho que está por conta dela, não posso mais sair com minha esposa e filha de sozinho, que ela chora e fica fazendo um drama danado, e muito complicado para mim. Porque conviver só o casal já é difícil imagina, com outra pessoa que não tem limites nem compreensão, e é muito espaçosa. Só Deus

  5. Moro com minha sogra e é um saco se eu me separar dessa pessoa nunca mais moro com sogra pq ela sempre acha um jeito de reclama da gnt pro filho e isso faz virar um inferno nossa vida sogra deveria ser chamada de cobra combina mais com esse jeito q toda sogra tem minha mãe msm é assim com meu irmão e tenho ctz q a mulher dele pensa do msm jeito mãe é mãe filho nunca ve defeito na mãe mas qndo se fala de sogra a mãe da gnt é a msm coisa só tenho um conselho a dar nunca façam a besteira de morar com sogra pq com o passar dos anos vira um inferno sua vida e você corre até risco de ficar doente de tanto nervoso eu estou com gastrite nervosa nunca tive isso depois q amiguei fiquei com isso e mais uma coisa homem q tem filho tbm é problema se você não tem filhos não se ajunte com homem q tem filho é a segunda bosta q existe no relacionamento depois da sogra

  6. Moro com minha sogra e é um saco se eu me separar dessa pessoa nunca mais moro com sogra pq ela sempre acha um jeito de reclama da gnt pro filho e isso faz virar um inferno nossa vida sogra deveria ser chamada de cobra combina mais com esse jeito q toda sogra tem minha mãe msm é assim com meu irmão e tenho ctz q a mulher dele pensa do msm jeito mãe é mãe filho nunca ve defeito na mãe mas qndo se fala de sogra a mãe da gnt é a msm coisa só tenho um conselho a dar nunca façam a besteira de morar com sogra pq com o passar dos anos vira um inferno sua vida e você corre até risco de ficar doente de tanto nervoso eu estou com gastrite nervosa nunca tive isso depois q amiguei fiquei com isso e mais uma coisa homem q tem filho tbm é problema se você não tem filhos não se ajunte com homem q tem filho é a segunda bosta q existe no relacionamento depois da sogra é ruim demais

  7. Faz 1 ano e 2 meses que moro com minha sogra,maior arrependimento da minha vida foi vir morar com a mãe do meu marido no começo foi mil maravilhas hoje em dia tá sendo um inferno… Fui pagar de boazinha só me lasquei, minha cunhada faleceu vinhemos morar com minha sogra para ela e meu sogro não ficarem sozinhos, no começo me tratava super bem contei quase todos meus segredos para fazermos amizades e termos assunto no dia a dia, mas depois de alguns meses a máscara dela caiu,ela é uma cobra affs hoje em dia da palpite em tudo fica cuidando de nossa vida tenta escutar o que é meu marido fala se tivermos no quarto lá da sala e ela dá palpite,faço serviços,lavo minhas roupas, ajudo ela fazer o serviço dela, acordo cedo mas para ela não tá bom se eu tiver sentada ela começa a fazer serviços limpar a casa, tem dias que fica repassando meu serviço que eu acabei de fazer, fica dando indireta,fica me irritando da vontade de mandar tomar no cú, mas fico com medo do meu marido não gostar pois é mãe dele… Tem dias que choro muito pois não estamos com condições de pagar aluguel e nem arrumar uma casa para nós, sinceramente já me deu vontade de largar do meu marido por causa dessa pressão que estou sentindo até para sair ela que saber para onde vamos no começo meu marido ficava bravo comigo.Hoje em dia ele também tá se irritando com a mãe dele… Já meu sogro não fala nada mas quando a cobra da minha sogra enche a cabeça dele,ele tbm fala alguma coisa mas não muito igual a ela… Um dos piores errou foi vir morar nesse inferno de casa da minha sogra… Nunca mais eu faço isso morar com sogra… Tenho esperança que um dia vamos ter uma casa, tomara que até lá eu aguento pois a minha paciência está bem pouca…

  8. O problema não são os sogros. O problema é a nossa precipitação em casar sem ter onde morar, ou como assumir todos os gastos do casamento. Eu vivo com meus sogros. Contrario do que muitos pensam meu problema não é a minha sogra, e sim meu sogro. Depois que me casei e vim viver na casa deles, meu sogro deixou de trabalhar. Não recebe nenhum tipo de pensão ou salário. Meu marido sustenta duas famílias. Na verdade creio que ele pensa; se já dou a casa ele cumpra com as outras obrigações. Meu marido assume agua, luz, alimentação, manutenção da casa e todos os outros gastos. Meu sogro não serve nem para fazer um reparo na casa. Tudo tem que ser pago pelo meu marido. Pra piorar a situação estou gravida de 7 meses. Que situação difícil gente!. Toda mulher sonha com o melhor para seu primeiro filho. Eu estou “num mato sem cachorro “. Meu sogro escova os dentes na pia da cozinha, limpa o nariz na torneira da cozinha, soa o nariz e o papel fica no lugar que ele estiver- estante, sofá, mesa… sim. Ele é sujo. E como se não bastasse ainda é acumulador. A casa já tá cheia de lixo que ele chama de coisas que se podem aproveitar ou de antiguidade. Eu respeito um espaço que não me pertence. Sofro muito. Choro muito sozinha. Nunca tive uma discursao com eles.Tento não falar muito do assunto com meu esposo, pq afinal penso que eu aceitei essa situação. Amo meu marido. Ele é uma pessoa muito boa comigo e com todos. Não tem nada nas mãos. Mais infelizmente não sei quanto o meu amor pode suportar. Um conselho? Perca a oportunidade de casar com a pessoa que vc ama, mais não perca a sua paz. Hoje estou com quase dois anos de casada e nos últimos treze ou quatorze meses não penso em nada mais que sair dessa casa. Toda casa tem um Chefe de família e uma Dona de casa. O que chega depois é achegado. Então pensem bem antes de pensar em viver com seus sogros ou na casa de quem seja. “Quem casa, quer casa.”

  9. Estou vivendo o verdadeiro inferno, moro com a sogra há 8 anos e temos um filho dessa idade, fui morar junto quando engravidei… Antes era tudo mil maravilhas mas de um tempo pra cá está muito difícil, ela implica com meu filho que não pode nem se sentar na sala para assistir, implica se ele abre a geladeira, com o cheiro do xixi que ele faz na cama, cara de merda o tempo todo… Não me sinto a vontade para receber nenhuma vista pois ela não é capaz nem de se levantar do sofá para receber bem alguém, evito até de receber a minha mãe lá pelo jeito da minha sogra, nem meu filho está suportando mais, meu marido faz vistas grossas e pelo que vejo não vai sair da Barra da mamãe pois já fiz várias propostas para sairmos de lá, abri mão até da escola paga do meu filho para pagar um aluguel mas ele não aceita, ando muito triste e dei um prazo pra ele, penso em voltar para casa dos meus pais ou morar sozinha com meu filho já que ele pelo jeito não vai sair da casa da mãe e vai acabar o casamento, vou trabalhar e não tenho vontade de voltar para aquela casa sem contar que ela é tipo gato “arranha e esconde as unhas”.
    E pra completar estou no meio da construção da minha casa no mesmo quintal e não quero mais morar lá.

  10. Ola, vi sua historia e queria compartilhar de sua dor, pois tenho 47 anos, nao tenho mais profissao e moro com minha sogra vai fazer 3 anos.
    Acho ela como gato tambem… E é muito dificil mesmo.
    Mas sabe queria te dizer pra pensar em vc, no seu filho e marido e esquecer um pouco dela. E neste meio tempo, vc faz um exercicio q lhe fara muito bem.. É o seguinte.. Sempre q se aborrecer com ela, pense em uma qualidade q vê nela. E vai fazendo isso.. Pois todos temos coisas boas a oferecer.
    E curta a casinha q esta construindo nos fundos… La tera mais privacidade e podera receber quem quizer. Procure fazer um portao com corrrdor separado, independente, pra nao ser controlada.
    E curta esta nova fase.

    Aproveite o tempo q tera pra sua familia.

    E as coisas entre vc e sua sogra ate podera melhorar com o tempo.

    O problema das sogras, é q elas nao aceitam q somos de outra criacao, q temos. Costumes e crenças diferentes.

    Fique com Deus e procure ser uma boa sogra no futuro hein. 😌❤

Deixe um comentário