Home Relacionamento É possível fazer uma paixão durar para sempre?

Segundo se ouve por aí, a paixão dura em torno de três anos. De onde surgiu esta afirmação? Como é a vida do casal a partir desta etapa? É possível fazer uma paixão durar para sempre? Tire todas as suas dúvidas abaixo.

Liberação de substâncias químicas

De acordo com a psiquiatra italiana Donatella Marazziti, quando estamos apaixonados nós liberamos várias substâncias para nosso organismo. No início da paixão, a substância mais liberada é a chamada neurotrofina: é ela que provoca desejo, vontade de estar com a pessoa amada, etc. Com o passar do tempo, os níveis deste componente diminuem, dando lugar a outra substância denominada oxitocina. Esta, por sua vez, está relacionada a sentimentos como amor e compromisso.

Tempo de vida para a paixão

O tempo de vida da paixão dura entre 18 a 30 meses, ou seja, mais ou menos dois anos. E o que acontece depois? É possível fazer a paixão durar para sempre? Alguns casais afirmam que sim. E não é por acaso, foi tudo comprovado: eles viram fotografias de seus parceiros e, mesmo após vinte anos de casamento, mostraram as mesmas reações que casais em início de romance. Neste caso, a substância liberada foi a dopamina, relacionada ao prazer.

O que se percebeu nestes casais apaixonados há duas décadas foi que o sentimento amadureceu, a paixão se consolidou e mesmo após tanto tempo juntos continuam se amando como no início do relacionamento. É possível desfrutar de companheirismo intenso e vivacidade sexual, com muita cumplicidade e amizade.

O período após os três anos

Por isto, quando a paixão acaba, após dois anos e meio a três anos, o que acontece é uma substituição de sentimentos, ou seja, a relação sofre uma metamorfose. É nesta etapa que se obtém um vínculo de amor, com os pés no chão, conhecendo as qualidades e defeitos do outro após um bom tempo de convivência. É possível que ambos tenham um relacionamento de qualidade, muito agradável, que mantenham acesa a chama da paixão, se colaborarem para isto.

Uma paixão pode durar para sempre

Não são todas as pessoas que conseguem fazer uma paixão durar para sempre. Após certo tempo de convivência, quando as sensações e lembranças agradáveis do início do relacionamento parecer estar no passado, o relacionamento pode terminar. Cabe ao casal cultivar o amor todos os dias, para cada vez mais consolidar sua relação.

Amar não é tarefa fácil, é preciso às vezes ceder em nossas vontades, fazer aquilo que nosso companheiro quer, pelo bem de sua felicidade. Colocar as necessidades do outro como importantes é uma das formas de fazer uma paixão durar para sempre.

Apesar de se dizer por aí que a paixão acaba depois de três anos, é possível não somente viver bem com seu companheiro, mas, também, viver apaixonadamente. É importante colocar a pessoa amada em primeiro lugar, juntamente com você. Não importa o que vocês façam, desde que façam juntos. Este parece ser o segredo destes casais apaixonados há duas décadas.

Artigos relacionados
0 1350

0 1289

Deixe um comentário