Home Casa Dicas de economia doméstica – Parte 4

Abaixo você confere mais uma boa quantidade de sugestões para você praticar economia doméstica e aumentar o dinheiro na conta, diminuindo dívidas e planejando investimentos, viagens ou férias.

Veja os outros artigos:

Dicas de economia doméstica – Parte 1

Dicas de economia doméstica – Parte 2

Dicas de economia doméstica – Parte 3

Abasteça pela manhã

Você agora vai conferir uma verdadeira aula de Física, mas vai valer a pena porque isso significa gastar menos com combustível. Quando for abastecer seu veículo, faça isso pela manhã. Sabe por quê?

A gasolina é uma substância que se dilata facilmente, ou seja, aumenta o volume quando é aquecida. Então, se você abastecer o carro pela manhã, quando o dia está mais frio, o combustível ocupa o menor volume possível no tanque, assim você consegue mais litros do que conseguiria no final da tarde, por exemplo. É doido, mas funciona.

Oriente seus filhos

oriente-seus-filhos

Se você está aqui procurando dicas de economia doméstica, provavelmente não recebeu dicas de seus pais ou responsáveis quando era criança. Nunca é tarde para mudar a situação, principalmente se você tiver filhos.

Para que eles não cometam os mesmos erros que você, gerando desperdício de dinheiro e dívidas, conscientize as crianças desde cedo a poupar. Peça para que sigam as orientações básicas, por menores que sejam os pequenos, como apagar as luzes, fechar a torneira ou desligar a tevê quando ninguém estiver assistindo. Todos devem fazer a sua parte.

Aprenda a dizer não

Não é fácil dizer não aos pequenos quando eles querem algo, não é mesmo? Mas você terá que estender as negativas para si e toda a família, se quiser perceber diferenças significativas de economia doméstica.

Antes de comprar algo, pergunte-se se o item é realmente necessário, mesmo que esteja em uma aparentemente imperdível promoção. Exercite seu controle mental e diga não ao supérfluo, pelo menos por enquanto.

Pratique exercícios físicos

exercicio-juntos

As dicas de economia doméstica também incluem a preservação de sua saúde, pois assim você economiza com despesas médicas e de medicamentos. Fazer atividades físicas pelo menos três vezes por semana, quarenta minutos ou mais, gera uma série de benefícios ao organismo, preservando sua saúde e mantendo a forma.

Você não precisa frequentar academia ou marcar sessões em estúdios para praticar atividades físicas. Muitas delas podem ser feitas em casa mesmo ou em locais gratuitos, como academias ao ar livre, praças, parques, ruas, etc.

Dicas: caminhada na quadra, corrida no parque, pedalada como meio de transporte, natação em casa, no clube ou no mar, flexões abdominais em casa, levantamento de peso com quilos de alimento, entre outros. Não há desculpas para ter hábitos saudáveis, basta ter criatividade.

Pare de fumar

Falando em economia doméstica aliada à saúde, se você é fumante, minha conversa agora é com você.

Já pensou no gasto mensal feito com cigarros? Provavelmente você nunca parou para pensar nisso, mas recomendo que coloque a despesa no orçamento para se surpreender com o valor, sem contar com o risco que sua saúde está correndo por causa desse péssimo hábito.

Então, ao invés de gastar dinheiro com cigarros, procure parar de fumar. Estimule a economia e invista em saúde e bem-estar ao mesmo tempo.

Gerando renda a partir da habilidade

doces-em-casa

Eu acredito que a crise pela qual o Brasil está passando não é de todo ruim, porque assim as pessoas se tornaram mais criativas para aumentar sua renda. E você pode se valer dessa dica para ganhar um dinheiro a mais, aumentando o orçamento doméstico.

Você pode nunca ter pensado nisso, mas a sua habilidade ou dom pode gerar renda sem sacrifícios. Fazer o que gosta não é trabalho algum, então você pode ganhar um bom dinheiro vendendo produtos feitos por suas mãos, como doces, bolos, artesanato, sabonete, etc. Os itens podem ser vendidos no trabalho ou no final de semana, até mesmo por um membro da família que possua mais tempo livre.

Invista seu dinheiro

Se você e sua família seguirem as dicas de economia doméstica e pagarem as dívidas, além de gerarem renda pela habilidade, é possível que em breve vocês tenham dinheiro para investir.

A forma de investimento ficará ao seu critério, mas é recomendável fazer o dinheiro aumentar, seja por ações, depósito em poupança, fundos de investimento, títulos do tesouro, previdência privada, etc. Estude a modalidade que mais se encaixa com suas pretensões, mas cuide para não investir com risco e perder dinheiro.

É hora de por as mãos à obra

Nossas dicas de economia doméstica não são formas de sacrificar a diversão e os momentos em família, muito pelo contrário. Você percebeu que todos terão direito ao lazer e à diversão, mas a forma como serão feitas as atividades é que vai mudar.

Destine 35% da renda total da casa para despesas com estilo de vida, ou seja, aquelas para as quais vocês gostam de gastar, pelo modo como vivem: a pizza do final de semana, o curso, o cinema, a loja de roupas, etc.

Coloque 15% do recebimento total para pagamento de empréstimos e financiamentos, além de investimentos (quando isso por possível).

Para finalizar, os outros 50% serão destinados paras as despesas fixas, como água, luz, telefone, internet, TV a cabo, compras de supermercado, taxas e impostos de casa e veículo, etc. Essas despesas possuem mais dificuldade para cortes de economia doméstica, mas você já viu que é possível reduzir esses gastos fixos.

As dicas não exigem muito sacrifício, mas todos terão que se dedicar para que os resultados possam ser atingidos. A família terá que adotar algumas estratégias, mas as dívidas poderão enfim ser pagas, com folga no final do mês.

Você verá que, em breve, não faltará mês para o seu salário, ou seja, você terá dinheiro mesmo quando o próximo pagamento chegar. Aí, é hora de investir o seu dinheiro, sempre com previsão de ganhos. Dessa forma, a família poderá viver sem preocupações financeiras, com planejamento e realização de sonhos, como a compra da casa própria, a viagem para o destino distante, a conclusão da faculdade, etc.

É hora de todos porem as mãos à obra para que a família possa atingir os resultados. Comece agora mesmo a montar sua planilha de economia doméstica. O que importa é dar o primeiro passo. E boa sorte!

Artigos relacionados
0 689

0 652

Deixe um comentário