Home Casa Dicas de economia doméstica – Parte 3

Para que você possa continuar praticando economia doméstica, separamos mais dicas incríveis, muito simples de seguir. Confira mais delas abaixo.

Veja também:

Dicas de economia doméstica – Parte 1

Dicas de economia doméstica – Parte 2

Encha a máquina de lavar

maquina

Esta dica serve tanto para máquina de lavar roupas quanto louças, ok? Esses aparelhos consomem bastante água e energia, funcionando com a mesma potência para pouca ou muita quantidade.

Então, para que você possa economizar e reduzir despesas, somente ligue a máquina de lavar quando ela estiver cheia. Para roupas, acumule uma quantidade no cesto; para louças, coloque-as na máquina, mas somente deixe funcionar à noite, quando toda a louça do dia foi acumulada.

Acumule roupas para passar

Se você prefere passar a sua roupa do dia antes de sair para trabalhar, não está fazendo economia doméstica, muito pelo contrário. O ferro de passar consome maior quantidade de energia para o aquecimento, então é possível economizar energia se você acumular roupas e passar todas de uma vez.

A conservação do calor é mínima quando o aparelho já está aquecido, então recomendamos que você ligue o ferro apenas uma vez por semana, por exemplo.

Limpe sua casa

limpe-a-casa

Uma empregada doméstica ou até mesmo uma diarista, antigamente, eram profissões que remuneravam pouco, mas não é o que acontece hoje. Você sabe quanto ganha uma diarista por mês? Provavelmente quase o mesmo que você ou até mais, dependendo do seu salário.

Então, para fazer economia doméstica, organize você mesmo a limpeza de sua casa. Recrute todos os moradores, pedindo para que colaborem com a organização, faxina e manutenção. E dispense a arrumadeira contratada para essa tarefa.

Negocie o que está acumulado

Você faz coleção de livros, DVDs, jogos, etc.? Sabia que esses itens que só acumulam poeira podem render uns trocados? Na internet há boas opções de sites que fazem troca, compra e venda de artigos, incluindo páginas de classificados.

Além de conseguir uma grana com a venda, você pode fazer trocas ou compras a preços módicos, assim não gasta muito dinheiro com novos exemplares.

O mesmo vale para produtos e aparelhos que você não usa mais, até mesmo eletrodomésticos e eletrônicos. Você pode vendê-los pela internet ou em lojas de artigos usados. É incrível como se pode fazer economia doméstica ao vender itens nesses lugares.

Visite a biblioteca de sua cidade

Para procurar entretenimento e educar-se ao mesmo tempo, visite a biblioteca de sua cidade. Lá, você vai encontrar livros de diversos autores e gêneros, além de jornais, revistas, acesso à internet e vídeos interessantes, incluindo filmes. E o melhor: tudo de graça. Para fazer empréstimos e levar alguns itens para sua casa, basta pagar um valor simbólico pela assinatura de sócio.

Cinema só no dia mais barato

cinema-barato

Você poderá economizar no entretenimento se for ao cinema no dia em que o ingresso estiver na promoção. Durante a semana geralmente o preço é mais em conta do que de sexta a domingo, mas há um dia em que o ingresso custa metade do valor. É justamente nesse dia que você comprará os tíquetes.

Dica: compre com antecedência de algumas horas, para não pegar filas ou correr o risco de pegar sessões lotadas.

Prestigie a cultura local

Quando se fala em economia doméstica, geralmente se cortam gastos com entretenimento. Porém, você já viu que não é preciso, porque pode visitar a biblioteca, ir ao cinema e fazer negociação de exemplares que você já tem ou deseja. E mais: poderá comparecer a eventos culturais gratuitos em sua cidade.

Para que você possa ter conhecimento deles, acompanhe o calendário de eventos do município, geralmente publicado no jornal ou na tevê. Assim, sua família pode ir a shows, exposições, apresentações, etc., sem pagar nada, além de prestigiar os artistas da cidade.

Planeje suas férias

planeje-suas-ferias

Se você seguir as dicas para economizar, poderá inclusive viajar no final de ano ou nas férias escolares. Para aproveitar ainda mais os descontos, recomendo que planeje o passeio com antecedência, porque os pacotes são vendidos com os melhores preços dessa forma.Pesquise bastante antes de contratar pacotes e comprar passagens, optando também por viagens econômicas.

Seja cliente de clubes de vantagem

Existem inúmeros clubes de vantagem, onde é possível acumular pontos e trocá-los por produtos, serviços ou descontos. Se você quiser fazer economia doméstica (e quem não quer?), deve participar desses programas, especialmente se comprar no local com frequência.

Exemplos: programa do cartão de crédito, do posto de combustível, do supermercado, da farmácia, etc.

Seja mais caseiro

As pessoas têm costume de pagar valores altos para aluguel ou financiamento imobiliário, mas ficam pouquíssimo tempo em casa. Sabemos que a rotina semanal é corrida, mas o final de semana foi feito também para curtir nosso lar.

Portanto, você poderá economizar somente por ser mais caseiro. Que tal organizar uma sessão de cinema em casa com toda a família, com direito a jantar, pipoca e refrigerante? Só aí você já economizou pelo menos cinquenta reais por pessoa. Vá ao restaurante somente em ocasiões especiais.

Receba amigos

receba-amigos

Por que ir ao bar ou ao clube se você pode receber amigos para assistir em casa à partida de futebol do time do coração? Faça economia doméstica comprando a cerveja e os aperitivos no supermercado, onde o valor é muito mais em conta. Além disso, o sofá é muito mais confortável e vocês evitam confusões.

Para não sair pesado, façam um rodízio de casas ou dividam as despesas pela turma a cada jogo.

Utilize transporte alternativo

Sempre que possível, deixe o carro em casa. Você pode ir ao trabalho de outras formas: a pé, de bicicleta, de transporte coletivo, de bicicleta, etc., até mesmo de carona com um colega de trabalho ou com o companheiro. E mais: respeite as leis de trânsito, para não levar multas.

Revise o carro frequentemente

Porém, existem gastos que não se deve evitar, como a manutenção periódica do veículo. Isso é um investimento, que garante a segurança dos passageiros e previne a quebra do carro, quando será necessário chamar um guincho e levar o automóvel ao mecânico.

Faça constantes trocas de óleo e filtro, respeitando as orientações do fabricante quanto ao período de revisão. Cuidar do seu carro é uma forma de fazer economia doméstica.

Voltaremos em breve com mais dicas para você fazer economia na sua casa, sem grandes sacrifícios.

Artigos relacionados
0 1127

0 1006

Deixe um comentário